quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Plano de aula: Educação Infantil - Família

Ano: Jardim II “A”
                               
Planejamento Semanal

Tema: Família

1. Objetivos

·    Observar a função da escrita em diferentes contextos, avançando gradativamente suas hipóteses de leitura e escrita;
·         Reconhecer o próprio nome e o dos colegas;
·         Identificar e reconhecer as letras do seu nome no alfabeto;
·         Manusear diferentes tipos de livros;
·   Desenvolver o raciocínio lógico matemático, por meio de atividades com noções de quantidade;
·         Contar a partir de um número diferente de um;
·     Ampliar os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor através das brincadeiras;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Exercitar a criatividade e ampliar o repertório musical das crianças;
·         Reconhecer-se como participante de uma família;
·         Identificar as diferenças e semelhanças dos diversos grupos familiares;
·         Explorar situações que possibilitem a ampliação da criatividade, da imaginação e do sendo estético.
2. Conteúdos


v  Linguagem Oral e Escrita
·         O nome próprio;
·         Oralidade;
·         Escrita espontânea;
·         Leitura e manuseio de livros.

v  Matemática
·         Noções de quantidade;
·         Calendário;
·         Noções de valor monetário.

v  Movimento
·         Exploração do corpo;

v  Música
·         Som e silêncio;
·         Brincadeiras musicais.

v  Natureza e Sociedade
·         A família e seus valores.

v  Artes Visuais
·         Desenhos;
·         Pinturas.



3. Recursos Didáticos


·         Folhas de papel;
·         Fichas dos nomes;
·         Lápis de cor;
·         Giz de cera;
·         Cola colorida;
·         Xerox;
·         Pendrive e Data Show;
·         Jogos pedagógicos;
·         Livro literário infantil;
·         Massinha de modelar;
·         Cartolina.



4. Atividades diárias
Terça-feira, 01/12/15

Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de seis e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, apresentar o tema da semana “Família”. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão desenhar sua família. Após o lanche e o recreio realizar a leitura do livro “O portal dos sonhos”, brincar de boliche e encerrarmos com massinha de modelar.
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em grupos de seis e cantar músicas infantis. Vamos também aprender sobre a utilidade do dinheiro na nossa família, conhecendo o caro e o barato. Ensaio – cantada de Natal.

Roda de conversa
Iniciar o diálogo perguntando às crianças sobre as suas famílias, com quem moram na casa, com quem dormem, quem cuida, quem trabalha, ou seja, as funções de cada membro da família.
Observar com os alunos as diferenças entre uma família e outra quanto aos integrantes e suas diferentes funções entre uma família e outra.

Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Atividade dirigida
BRINCAR DE CASINHA: Incentivar às crianças a brincarem de casinha, estimulando-os a interpretarem os diferentes papéis (tios, avô, avó, mamãe, papai, etc.)
Depois desenhar sua família em uma folha.

Lanche/recreio
Leitura por prazer – O portal dos sonhos

Atividades de psicomotricidade
Boliche: colocar o jogo de boliche e cada criança, a uma distância de 3 metros terá que derrubar um número máximo de garrafa.

Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar e deixar que brinquem livremente, para desenvolver a criatividade e a motricidade refinada.

Quarta-feira, 02/12/15

Metodologia:   Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de quatro. Ao terminar, trabalhar com músicas infantis. Na roda de conversa, falar sobre o poema “O peixinho Glub.Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão recortar e colar imagens de diversas famílias em cartaz. Após o lanche e o recreio ir à biblioteca para manusear e ler figuras encontradas nos livros literários e ler o livro “Tinker Bell e os humanos”, depois brincar com a música “Cabeça, ombro, joelho e pé” e distribuir pecinhas de montar.

Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula organizar os alunos em grupos de quatro, depois cantar músicas infantis e confeccionar dinheiro de diversos valores.
Ensaio – cantada de Natal

Roda de conversa
Leitura do poema e comentários sobre ele.


O Peixinho Glub

Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz
com o seu amiguinho Tibum.
Mas a irmã de Tibum chamou:
-Vem mano, vamos ver a vovó...

Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...
olhou para atrás das pedras
no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!

Glub continuou procurando...
Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...
- Você viu minha mamãe?
-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.

E o peixinho teve uma ideia:
O sapo Pulinho saberia,
Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...
-Pulinho, você viu minha mamãe?
E o sapo disfarçou e não respondeu...
Glub não entendeu o porquê!

Então ele voltou tristonho
para a sua casa e... SURPRESA?
Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!
Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!
Que bom ser um peixinho legal
E ganhar uma surpresa assim.



Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Atividade dirigida
Atividade no cartaz
Montar um cartaz com figuras de diversos tipos de família. (recortar e colar)

Lanche/recreio
Leitura por prazer
Livro: Tinker Bell e os humanos

Atividades de psicomotricidade
Música: partes do corpo
Cabeça, ombro, joelho e pé

Jogos de mesa
Brincar com pecinhas de montar, formando grupos de duas crianças, a fim de estimular a criatividade, a concentração e o raciocínio lógico, levando a buscarem soluções de forma independente.

Quinta-feira, 03/12/15

Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em fila e cantar músicas. Na roda de conversa, apresentar o vídeo coma música “Somos de todas as cores”. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças irão decorar um cartaz com coloridas representando a música. Após o lanche e o recreio realizar a leitura do texto “O castelo de areia”, brincar de alerta e encerrarmos com massinha de modelar.

Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, colocar as crianças em fila e cantar diversas músicas infantis. Ensaio – cantada de Natal

Roda de conversa
Apresentar uma história em vídeo da “Margarida Friorenta”. A margarida é uma florzinha que sente muito frio, mas seu frio é de carinho e de abraço, enfatizando a importância do carinho para com as pessoas, em seguida pedirei que cada criança fale suas considerações a respeito da história lida, se gostaram, qual parte mais gostaram, se eles gostam de abraçar, de ganhar abraço, se na convivência com sua família eles gostam de abraçar a mãe, o pai os irmãos os avós.

Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Atividade dirigida
Atividade em folha
As crianças vão cortar pequenos pedacinhos de tecido e colocar em volta da Margarida Friorenta e pintar com capricho a flor com giz de cera.

Lanche/recreio
Leitura por prazer – Uma armadilha para Roz

Cineminha:
Marcha e o Urso

Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar, para se representarem e expressarem através de sua manipulação.


Sexta-feira, 04/12/15

Metodologia:  Iniciamos com acolhida no pátio, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças em grupos de dois. Na roda de conversa, cantar a música do Titãs “Família”. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a colorir diferentes tipos de família. Ler o livro “Uma noite inesquecível”. Após o lanche e o recreio, brincar de chute ao gol e brinquedos de casa.

Acolhida
Acolhida no pátio com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula organizar as crianças em grupos de dois, depois trabalhar com músicas infantis. Ensaio – cantada de Natal

Roda de conversa
Apresentar a música dos Titãs “Família”:
Titãs - Família


Família, família
Papai, mamãe, titia,
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão
Família êh!
Família áh!

Família
Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia,
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão
Família êh!
Família áh!

Família
Família, família,
Cachorro, gato, galinha
Família, família,
Vive junto todo dia,
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Botaram um cadeado no portão
Família ê
Família á
Família


Deixar que os alunos conversem sobre a música que ouviram, perguntando se ela parece com sua família.


Atividade de rotina
§      Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
§      Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes e quantos faltaram.
§      Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
§      O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
§      Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
§      Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
§      Leitura dos números de 0 a 10.
§      Leitura dos combinados e das palavras mágicas.


Atividade dirigida
Atividade em folha
Colorir diferentes imagens de diversas famílias e apontar com qual se identifica mais.

Lanche/recreio
Leitura por prazer – Uma noite inesquecível

Atividade de Psicomotricidade
Chute a gol
Colocar a bola a uma distância de cinco metros do gol e tentar acertar a rede em três tentativas.

Jogos de mesa
Brincar em grupo com os brinquedos de casa, para promover a socialização, o cuidado e o respeito mútuo entre as crianças.







Registro reflexivo

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESCOLA 
ANÁPOLIS, ______ DEZEMBRO DE 2015

ANO: JARDIM II “A”
NOME: ___________________________________________

ATIVIDADE – QUAL A FAMÍLIA QUE VOCÊ SE IDENTIFICA?

ESCOLA 
ANÁPOLIS, _____ DE DEZEMBRO DE 2015.

ANO: JARDIM II “A”
NOME: ___________________________________________  

ATIVIDADE – CUBRA DE TECIDO A MARGARIDA FRIORENTA:





QUANTAS PÉTALAS TÊM A MARGARIA FRIORENTA? ______________

Referências:


http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2008/02/plano-de-aula-minha-famlia-1-srie.html

https://letras.com/titas/48973/

Peppa Pig. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NobvVBq5eSA



Referência de imagens:




Referência do livro:
60 histórias para dormir. Walt Disney Productions. Tradução de Renata Inforzato. São Paulo, DCL, 2011.
O portal dos sonhos
Tinker Bell e os humanos
Uma armadilha para Roz
Uma noite inesquecível